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Como explicar as dores pós-exercícios físicos?

“É muito comum nos ambientes de práticas de atividade física os questionamentos sobre as dores musculares causadas pelo exercício físico. Essas dores podem ser chamadas de DOR TARDIA e costumam se manifestar aproximadamente 8 horas após a prática, aumentando sua intensidade em até 24 a 72 horas. Após esse período, o quadro doloroso pode diminuir de intensidade até cessar. Algumas pessoas, porém, incomodadas pelas limitações de movimentos causadas pela dor, fazem uso de analgésicos, relaxantes musculares e/ ou até mesmo antiinflamatórios. Do ponto de vista fisiológico não se faz necessário o uso de medicação, visto que as dores (estas em questão: musculares) são muito comuns, principalmente em pessoas sedentárias iniciando uma atividade muito diferente das habituais.

Não se tem uma comprovação científica que identifique exatamente a causa das dores. Pode-se afirmar, de acordo com estudos publicados na Revista Brasileira de Ciência e Movimento, que alguns danos físicos podem ser causados pelo aumento da tensão no aparelho contrátil (músculo), pelo acúmulo de substâncias metabólicas (exemplo: lactato desidrogenase, creatina quinase, fragmentos de miosina), danos teciduais (causados pelo aumento da temperatura muscular), diminuição do controle neuromuscular.

 

Dentre outras causas, podemos destacar as altas intensidades relativas à carga e à velocidade do exercício, às quantidades de repetições (as quais um grupo muscular ou um membro é submetido)…que irão desencadear as microlesões no músculo, resultando no aspecto negativo, que corresponde às dores, e aos positivos (a longo prazo) que seria a tonificação muscular (e definição) e, em alguns casos, até o aumento do volume muscular (hipertrofia).

 

A princípio, essas respostas já são esperadas. Cabe ao profissional orientar seu aluno/ cliente a, antes de iniciar qualquer atividade, realizar uma avaliação médica, física e nutricional, a fim de identificar o nível de aptidão física, taxas metabólicas e de pressão arterial e, só assim, iniciar de forma gradual uma atividade física que seja compatível com seu estado físico, mental, espiritual e corporal para que os danos sejam os menores possíveis e a atividade se torne prazerosa.

 

E você está esperando o quê? Procure já o seu médico, nutricionista e profissional de saúde e comece hoje a se MOVIMENTAR!”

 

Juliana Xavier

(Instrutora de Pilates)

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