Skip to content

Ah, Joseph Pilates…tu e tua revolução.

Como posso iniciar este momento de compartilhamento sem te agradecer? Venho aqui expressar o que sinto, o que vivo, o que acredito como missão – o método Pilates. Mas como é possível falar sobre este assunto e não falar de ti? Um revolucionário, um visionário, um homem muito à frente de seu tempo, com o seu olhar preocupado com a transformação constante cuja a humanidade tanto precisa.

Muitas vezes me questiono se outros instrutores pensam da mesma maneira que eu. Sei que muitos não, mas também sei que tenho muitas pessoas ao meu lado que sentem e vivem o método Pilates como eu. Cada um tem a sua forma de colocar em prática e se posicionar em relação ao Pilates e tudo isto deve ser considerado e respeitado para se conviver de maneira harmônica.

– E qual a forma que eu vejo e sinto?!

Eu vejo o Pilates como uma verdadeira revolução, daquelas que não acontece apenas uma vez, mas inúmeras vezes. Que te balançam e rasgam internamente, que te mostram a verdade, a necessidade de encarar a vida e ultrapassar as dificuldades. Daquelas revoluções que depois de tanto escalar, podemos respirar e agradecer. Mas ela é exigente, difícil e desafiadora. É  necessário saber onde quer chegar, acreditar, ter foco, dedicação e persistência, pois “Se ao escalar uma montanha na direção de uma estrela, o viajante se deixa absorver demasiado pelos problemas da escalada, arrisca-se a esquecer qual é a estrela que o guia” (Antonie de Saint-Exupéry).

A Mudança

Eu sinto e vivo o Pilates como uma necessária construção diária, na qual precisamos lidar com os transtornos, com a nossa bagunça interna. Onde é preciso parar, observar, perceber e MUDAR. A mudança vem no agir, no querer corrigir, no se tornar mais forte e ao mesmo tempo flexível a cada repetição, a cada vez que executa aquele movimento, aquela ação. Vem no se deparar com a dificuldade e com o aparentemente impossível e assim, respirar, acreditar e superar. Vem no não desistir na primeira barreira e apenas continuar a colocar tijolo por tijolo, construindo Uma base sólida, possibilitando pouco a pouco, a existência de uma casa firme, esta que habita a alma, a essência, o que habita dentro dos corações.

A verdadeira mudança vem na concentração em si mesmo, no buscar o verdadeiro controle de sua vida, no ter precisão sem perder a fluidez, em estar centrado para poder respirar.

Para mudar é preciso silenciar, olhar para dentro, observar-se. A cada dia que nasce temos a possibilidade de fazer diferente, a cada manhã, podemos ter um novo começo. É preciso viver cada momento, cada minuto, cada experiência. Nem tudo que enfretamos podemos mudar, mas nada pode ser transformado até que seja encarado.

A MUDANÇA vem de dentro para fora, a partir do nosso perceber, do respirar, recomeçãr, caminhar e trasnformar. Não podemos querer transformar as nossas vidas ou vidas de outras pessoas, se não mudarmos o que está dentro, profundo e muitas vezes escondido.

“Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior” (Dalai Lama)[L1] 

E como o Pilates pode fazer parte desta mudança?

– Instrutor de Pilates: Transformador de vidas.

Joseph Pilates criou um método cujo acreditou ser capaz de fazer as pessoas retornarem à vida. Se somos seguidores deste mestre, fazemos parte deste processo de transformação do outro, o que é extremamente sério e delicado, exigindo responsabilidade e coerência no que fazemos e ensinamos. Sendo assim, só podemos ajudar a guiar a mudança de um outro ser, se nos transmutarmos primeiro.

            SOMENTE depois de sentirmos o método em nós mesmos, em nossos corpos, mentes e espíritos, após muita dedicação, prática e persistência que podemos pensar em poder “guiar” um outro algúem. O método Pilates é muito complexo, profundo e necessita de imensas horas de imersão.

Primeiro, saibamos sobre o seu criador, Joe, sobre sua história, seus objetivos, ideais e sonhos. Depois nos aprofundemos na prática, sentindo, percebendo, construindo, corrigindo, crescendo.

Nos questionemos se sabemos o que verdadeiramente  Joseph queria nos deixar, se conhecemos profundamente o Pilates, se já dominamos os seus escritos, se já conhecemos as suas obras, os seus princípios, ensinamentos, seu sistema.

Os resultados e benefícios propostos por Joe, só serão alcançados com a repetição, na dominação dos exercícios, com a atenção e o cuidado com o corpo, com a saúde. Através da certeza de conhecer os movimentos, a sequência, as repetições, os detalhes. Através da verdadeira compreensão do que é a Contrologia – O MÉTODO TRANSFORMADOR DE JOSEPH PILATES.

Sejamos responsáveis com o legado que nos foi deixado, se representamos um método, que respeitemos o seu criador e sistema.

            Que tenhamos coerência ao aplicar o método, que tenhamos cuidado com a forma que trabalhamos. Que possamos ter o verdadeiro objetivo ao utilizar o método na vida de alguém: transformar vidas e buscar fazer as pessoas retornarem à vida através da Contrologia.

Lara Pacheco.


Relacionados

TERCEIRA IDADE

O que acontece com as pessoas quando elas envelhecem? O que idade cronológica significa? O tempo passa e provoca mudanças

Entendendo a Contrologia, o método criado pelo Sr. Pilates.

Joseph Pilates, um revolucionário extraordinário, um verdadeiro gênio que desenvolveu um método transformador de vidas, com o objetivo de ajudar

A minha busca pela elevação espiritual através da Contrologia.

Vou expressar aqui neste texto o meu encontro nesta vida, a minha paixão: O Método Pilates. Acredito no RETORNO À

Inscreva-se em nossa

Newsletter

Fique por dentro de todas as nossa novidades e eventos, e ainda

Receba nosso E-book

Titulo aqui

Gratuitamente
Open chat