Skip to content

TERCEIRA IDADE

O que acontece com as pessoas quando elas envelhecem? O que idade cronológica significa? O tempo passa e provoca mudanças no metabolismo de todos nós. Estas mudanças não são apenas biológicas, físicas, mas são também mentais e emocionais.

     É difícil manter o mesmo ritmo de vida quando seu corpo já não o acompanha na mesma velocidade. Especialmente quando sua mente é totalmente jovem, porque a frustração com o corpo se torna grande. Ou quando o corpo está indo bem e um “branco” se passa com a mente dessa pessoa (desordens mentais). Ou seja, nunca acontece de uma forma só, podendo ser de diversas formas.

     Mas, o que podemos considerar como sendo o início de todo esse processo? A terceira idade? Cronologicamente falando, é quando uma pessoa adulta completa 60 / 65 anos de idade ou mais. Nesta faixa etária, muitas coisas acontecem, como (normalmente) sua aposentadoria, entrada gratuita em alguns lugares ou transporte público, acesso garantido pela metade do preço com carteira de identidade do idoso, rotina diferente, lugares a ir, coisas a fazer, em casa, número de pessoas em casa também, expectativa de vida, perda de amigos e/ou parentes, começo de dores, insônia, dependência de outros, visitas ao médico, início de várias doenças, a mudança na aparência do corpo e o reflexo na auto-estima, possibilidade de depressão, síndrome do pânico, etc. Sem falar ainda a respeito de todos os acometimentos neurológicos, que são bastante comuns nesta idade também, como o Alzheimer, o Parkinson, a demência, os derrames cerebrais, etc.

    Nós começamos a verificar também a existência de patologias de ordem cardiorrespiratória. O sistema osteomioarticular começa a deteriorar-se bastante ainda e temos explicação para tudo isso.

     Nosso trabalho será, portanto, reconhecer um pouco da história clínica do idoso para, através de uma análise do seu meio sócio-cultural e as influências de suas capacidades e incapacidades, poder perceber e sugerir um trabalho de efeito positivo por meio de um sistema de exercícios adequados para as suas dificuldades e limitações, como o Pilates tem se mostrado ser nos últimos tempos.

     Desejamos um excelente aprendizado a todos os interessados em promover um melhor trabalho direcionado àqueles que fazem parte dessa faixa etária chamada terceira idade.

       Vanessa Melo

Relacionados

Entendendo a Contrologia, o método criado pelo Sr. Pilates.

Joseph Pilates, um revolucionário extraordinário, um verdadeiro gênio que desenvolveu um método transformador de vidas, com o objetivo de ajudar

Ah, Joseph Pilates…tu e tua revolução.

Como posso iniciar este momento de compartilhamento sem te agradecer? Venho aqui expressar o que sinto, o que vivo, o

A minha busca pela elevação espiritual através da Contrologia.

Vou expressar aqui neste texto o meu encontro nesta vida, a minha paixão: O Método Pilates. Acredito no RETORNO À

Inscreva-se em nossa

Newsletter

Fique por dentro de todas as nossa novidades e eventos, e ainda

Receba nosso E-book

Titulo aqui

Gratuitamente
Open chat