Quem é instrutor de Pilates quer ser reconhecido pela qualidade do seu serviço, pois lida com pessoas de todos os tipos, idades, níveis e habilidades físicas. Para isso, é necessária uma boa capacitação.

Assim como em outras profissões, o Pilates tem alguns órgãos que buscam manter a qualidade e o padrão de ensino dessa prática pelo mundo. Um deles é a PMA – Pilates Method Alliance. Já ouviu falar? É uma organização mundial que recomenda padrões mínimos de qualidade para a atuação na área e para a capacitação profissional.

Eles realizam exames de qualificação no método Pilates de importância internacional, em vários lugares do mundo durante o ano. Assim, é possível nivelar os professores dentro de critérios de exigência, reconhecendo-os internacionalmente como profissionais devidamente qualificados para toda a comunidade.

No Brasil, essa prova foi realizada pela primeira vez em 2012, em São Paulo. Ano passado foi aplicada mais uma vez em São Paulo, também acontecendo em Recife, no dia 30 de novembro. A prova foi sediada aqui no PilatesZone!

Para a fisioterapeuta e proprietária da PilatesZone, Vanessa Melo, a certificação da PMA é uma forma de garantir o crescimento equilibrado da profissão. “É bastante importante por dar um respaldo maior a nível internacional, além de oficializar um patamar mínimo exigido pelo mercado mundial. A certificação é a mínima garantia de que o profissional teve uma boa qualificação”, defende a instrutora.

Mas é claro que existem diversos pontos que confirmam a qualidade de um professor de Pilates, como a dedicação aos alunos, o atendimento, a criatividade e a vontade de aprender, buscando sempre melhorar. Isso tudo será medido e sentido dentro do estúdio, durante as aulas. “O processo de seleção natural já vem ocorrendo, evidenciando aqueles que mostram interesse pelo crescimento profissional, buscando atualizações e certificação. Os profissionais alinhados na mesma direção devem segurar as mãos, a fim de lutar pela qualificação no cenário nacional e internacional”, afirma Vanessa.

SAIBA MAIS
O objetivo da PMA é unir as escolas de formação em Pilates pelo mundo, dentro de uma linha similar de exigência na manutenção da qualidade profissional.

O que é o exame de certificação de Pilates da PMA?
Uma prova de 150 questões de múltipla escolha com a finalidade de avaliar o aluno com um perfil unificado de ensino e, consequentemente, de aprendizado. Ou seja, independente de sua escola de formação, o exame é apenas a avaliação da exigência mínima relacionada à linguagem nivelada entre cada indivíduo. As provas são realizadas em inglês, espanhol e, agora, em português.

Como posso fazer essa prova?
Se você é um instrutor de Pilates, tem que preencher alguns formulários de inscrição e de forma de pagamento para enviar à PMA, a fim de ser aceito para fazer o exame ou não. Dentre os critérios de elegibilidade este ano estão:

A – Certificado de Formação em Pilates com mínimo de 450hs totais
B – Atestado de comprovação de 720hs de trabalho como professor de Pilates nos últimos 12 meses. Em 2014 este atestado não é mais reconhecido.

É preciso enviar o formulário de pagamento, normalmente com preenchimento de dados de um cartão de crédito internacional. Depois de confirmada a inscrição você pode se preparar para o exame através do material sugerido. O exame tem duração de três horas.

INSCRIÇÕES
Atenção para as inscrições no Brasil! Temos datas em Março, Junho, Julho, Agosto e Novembro. Os candidatos podem fazer o download do Manual do Candidato da PMA através do site (disponível em Inglês, Espanhol ou Português). Anexar Formulário A (registro de 450 horas de educação).

Datas dos exames no Brasil, em 2014:

15 e 16/Março – no Nanô Pilates (SP)
07/Junho – no Nanô Pilates (SP)
26/Julho – no Nanô Pilates (SP)
24/Agosto – no PilatesZone (PE)
29/Novembro – no PilatesZone (PE)

 

Para mais informações, acesse: www.pilatesmethodalliance.org

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.